Eliane Maria Stival1
Como estamos vivenciando atualmente políticas públicas inclusivas, de práticas diagnósticas ressignificadas e de legislações educacionais voltadas para a diversidade humana, é preciso ressaltar a importância da contribuição da família para o desenvolvimento de seus filhos que apresentam altas habilidades/ superdotação (AH/SD) em consonância com a escola e Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Faz-se necessário destacarmos, o papel da escola como uma instituição especializada em práticas pedagógicas, responsável em favorecer o acesso dos alunos ao conhecimento acadêmico e oferecer-lhes valores morais, sociais e culturais. A família dos alunos com AH/SD espera que esta instituição transcenda à realidade social e cultural a fim de oferecer um processo educativo que supere o ensino regular. Seguindo essa perspectiva, destacaremos o papel do NAAH/S nesse contexto, subsidiando recursos à família, ao professor e ao aluno.
Existem crianças que apresentam altas habilidades e que sobressaem espontaneamente, surpreendendo os próprios pais. Nestes casos, não são competências treinadas, mas manifestações de um saber-fazer, encontrados no dia a dia em ações corriqueiras. No entanto, consideramos que não é suficiente às crianças apresentarem espontaneamente talentos e capacidades precoces ou que exibam notável potencialidade nas diversas áreas do aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver ou do aprender a ser, se a família não estiver atenta para o importante papel que ela exerce sobre o desenvolvimento dos seus filhos.
Guenther (2000) afirma que o ambiente motivador para estudos no seio da família é essencial para o desenvolvimento do talento independente do nível sócio-econômico e/ou cultural dos pais. A estimulação dos pais no desenvolvimento dos talentos dos filhos favorece-lhes a escolha profissional no futuro. A autora acrescenta que educar é tarefa que exige envolvimento e compromisso.
Segundo Freeman (2000. apud Delou, p.59, 2007), bons pais e mães podem incrementar o potencial de seus filhos e filhas:
a) interagindo com eles desde o nascimento;
b) provendo um ambiente de segurança para o crescimento da criança;
c) oferecendo oportunidades para a aprendizagem;
d) favorecendo a vivência de uma série de experiência que aumentem a motivação das crianças;
e) fornecendo materiais pedagógicos e instrução de alto nível e produção criativa, incluindo boas relações com a escola;
f) oferecendo liberdade emocional e materiais para jogar e experimentar;
g) estimulando o pensamento criativo das crianças;
h) adquirindo habilidades pedagógicas para desenvolver os potenciais gerais e específicos das crianças, começando pelo próprio idioma da criança e pela cultura familiar e
i)procurando desenvolver sensibilidade para os talentos de crianças muito pequenas.
No entanto, acreditamos que, não podemos deixar de considerar que, o desenvolvimento humano é complexo e devido a isso, a ciência não consegue responder a todos os questionamentos. Assim, as diferenças apresentadas nos aspectos intelectual, emocional, cultural e espiritual, interferem direta ou indiretamente na interação dos pais com filhos, de forma efetiva.
Ao procurar a escola, a família intenciona encontrar condições adequadas ao atendimento das AH/SD de seu filho, esperando que a mesma possa ter condições de adequar suas práticas pedagógicas em concepções de igualdade de desempenho, em lugares de aprendizagem significativa, de prazer e alegria. Nesse sentido, o NAAH/S oferece em sua estrutura de funcionamento, cursos de capacitação para os professores, instruindo-os quanto às necessidades peculiares desse grupo de alunos, sugerindo-lhes práticas pedagógicas que correspondam às expectativas curriculares aos mesmos. Os profissionais da Equipe de Articulação acompanham às instituições desde a indicação dos alunos que poderão ser efetivados ou não. Após a efetivação do aluno, a equipe dialoga com a instituição no sentido de garantir a qualidade no atendimento desse aluno, no Projeto Político da Escola, juntamente com a família.
Com relação às famílias, o NAAH/S possui uma Unidade de Apoio à Família que visa prestar informação, orientação e suporte a mesma. Acontecem reuniões periódicas com o objetivo de contribuir no processo de aquisição de conhecimentos sobre AH/SD a fim de que haja uma melhor compreensão do comportamento do filho e ainda promover trocas de experiências.
Após descrevermos o trabalho desenvolvido no NAAH/S, acreditamos que aos poucos os envolvidos na educação dos sujeitos identificados com AH/SD, estarão mais conscientes acerca da importância da mediação social para o desenvolvimento desse talento humano. Portanto propomos ação conjunta com as instituições: escola, família e comunidade.
Referências Bibliográficas:
FREEMAN,J. ;GUENTHER, Z. C. Educando os mais capazes. SP: EPU, 2000
GUENTHER, Z. C. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.
WINNER, E. Crianças Superdotadas: mitos e realidades. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.
1Especialista em Arteterapia na Educação Especial UFG. Graduada em Arte pela UFG. Professora Formadora que contribui no processo avaliativo das produções dos alunos que apresentam indícios de talento produtivo criativo em artes visuais, no NAAH/S do Estado de Goiás. Atua no Conselho Municipal de Educação de Goiânia na Divisão de Inspeção Escolar/Setor de Análise e Orientação.
Como estamos vivenciando atualmente políticas públicas inclusivas, de práticas diagnósticas ressignificadas e de legislações educacionais voltadas para a diversidade humana, é preciso ressaltar a importância da contribuição da família para o desenvolvimento de seus filhos que apresentam altas habilidades/ superdotação (AH/SD) em consonância com a escola e Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Faz-se necessário destacarmos, o papel da escola como uma instituição especializada em práticas pedagógicas, responsável em favorecer o acesso dos alunos ao conhecimento acadêmico e oferecer-lhes valores morais, sociais e culturais. A família dos alunos com AH/SD espera que esta instituição transcenda à realidade social e cultural a fim de oferecer um processo educativo que supere o ensino regular. Seguindo essa perspectiva, destacaremos o papel do NAAH/S nesse contexto, subsidiando recursos à família, ao professor e ao aluno.
Existem crianças que apresentam altas habilidades e que sobressaem espontaneamente, surpreendendo os próprios pais. Nestes casos, não são competências treinadas, mas manifestações de um saber-fazer, encontrados no dia a dia em ações corriqueiras. No entanto, consideramos que não é suficiente às crianças apresentarem espontaneamente talentos e capacidades precoces ou que exibam notável potencialidade nas diversas áreas do aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver ou do aprender a ser, se a família não estiver atenta para o importante papel que ela exerce sobre o desenvolvimento dos seus filhos.
Guenther (2000) afirma que o ambiente motivador para estudos no seio da família é essencial para o desenvolvimento do talento independente do nível sócio-econômico e/ou cultural dos pais. A estimulação dos pais no desenvolvimento dos talentos dos filhos favorece-lhes a escolha profissional no futuro. A autora acrescenta que educar é tarefa que exige envolvimento e compromisso.
Segundo Freeman (2000. apud Delou, p.59, 2007), bons pais e mães podem incrementar o potencial de seus filhos e filhas:
a) interagindo com eles desde o nascimento;
b) provendo um ambiente de segurança para o crescimento da criança;
c) oferecendo oportunidades para a aprendizagem;
d) favorecendo a vivência de uma série de experiência que aumentem a motivação das crianças;
e) fornecendo materiais pedagógicos e instrução de alto nível e produção criativa, incluindo boas relações com a escola;
f) oferecendo liberdade emocional e materiais para jogar e experimentar;
g) estimulando o pensamento criativo das crianças;
h) adquirindo habilidades pedagógicas para desenvolver os potenciais gerais e específicos das crianças, começando pelo próprio idioma da criança e pela cultura familiar e
i)procurando desenvolver sensibilidade para os talentos de crianças muito pequenas.
No entanto, acreditamos que, não podemos deixar de considerar que, o desenvolvimento humano é complexo e devido a isso, a ciência não consegue responder a todos os questionamentos. Assim, as diferenças apresentadas nos aspectos intelectual, emocional, cultural e espiritual, interferem direta ou indiretamente na interação dos pais com filhos, de forma efetiva.
Ao procurar a escola, a família intenciona encontrar condições adequadas ao atendimento das AH/SD de seu filho, esperando que a mesma possa ter condições de adequar suas práticas pedagógicas em concepções de igualdade de desempenho, em lugares de aprendizagem significativa, de prazer e alegria. Nesse sentido, o NAAH/S oferece em sua estrutura de funcionamento, cursos de capacitação para os professores, instruindo-os quanto às necessidades peculiares desse grupo de alunos, sugerindo-lhes práticas pedagógicas que correspondam às expectativas curriculares aos mesmos. Os profissionais da Equipe de Articulação acompanham às instituições desde a indicação dos alunos que poderão ser efetivados ou não. Após a efetivação do aluno, a equipe dialoga com a instituição no sentido de garantir a qualidade no atendimento desse aluno, no Projeto Político da Escola, juntamente com a família.
Com relação às famílias, o NAAH/S possui uma Unidade de Apoio à Família que visa prestar informação, orientação e suporte a mesma. Acontecem reuniões periódicas com o objetivo de contribuir no processo de aquisição de conhecimentos sobre AH/SD a fim de que haja uma melhor compreensão do comportamento do filho e ainda promover trocas de experiências.
Após descrevermos o trabalho desenvolvido no NAAH/S, acreditamos que aos poucos os envolvidos na educação dos sujeitos identificados com AH/SD, estarão mais conscientes acerca da importância da mediação social para o desenvolvimento desse talento humano. Portanto propomos ação conjunta com as instituições: escola, família e comunidade.
Referências Bibliográficas:
FREEMAN,J. ;GUENTHER, Z. C. Educando os mais capazes. SP: EPU, 2000
GUENTHER, Z. C. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.
WINNER, E. Crianças Superdotadas: mitos e realidades. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.
1Especialista em Arteterapia na Educação Especial UFG. Graduada em Arte pela UFG. Professora Formadora que contribui no processo avaliativo das produções dos alunos que apresentam indícios de talento produtivo criativo em artes visuais, no NAAH/S do Estado de Goiás. Atua no Conselho Municipal de Educação de Goiânia na Divisão de Inspeção Escolar/Setor de Análise e Orientação.
Penso que este texto nos auxilia no entendimento da criança superdotada e das necessidades que a mesma necessita da familia e também da escola pois ambas tem grande importancia para o desenvolvimento deles.
ResponderExcluirDiana Coutrim
Pós-graduação em educação especial
Instituto Consciência-GO
Achei muito importante a fala de Freeman onde ele diz que bons pais e mães podem incrementar o potencial de seus filhos. com certeza a familia é a principal responsavel pelo aprendizado de seu filho e juntamente com a escola desenvolve um papel acolhedor dessas crianças especiais.
ResponderExcluirSelma Cabral
pós-Graduação em Educação Especial
Instituto Consciencia-GO
É importante que as práticas pedagógicas, como afirma o texto, devem transcender à realidade social e cultural dos alunos AH/ superdotados. O NAAH/S- GO cumpre assim um papel fundamental de apoio às famílias e de articulador entre estas e a escola.
ResponderExcluirMaria Antoniêta Patricelli
Pós- Graduação em Educação Especial
Instituto Consciencia-GO
O PAPEL DO NAAH/S É DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO QUE DIZ RESPEITO AO SUBSÍDIO DE RECURSOS À FAMILIA, AO PROFESSOR E AO ALUNO. NESTE SENTIDO FICA CLARO QUE PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO EDUCANDO COM AH/SD, PREVISTO NAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS, SE FAZ NECESSÁRIO UMA INTEGRAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA.
ResponderExcluirWAGMA APARECIDA DE OLIVEIRA RODRIGUES
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
ISNTITUTO CONSCIÊNCIA-GO
O TRABALHO FEITO PELO NAA/S É ÉTICO E POLÍTICO
ResponderExcluirQUANDO ABORDA O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO MORAL, SOCIAL E CULTURAL DO ALUNO COM AH/SD.PARA TRANSCEDER A REALIDADE SOCIAL E CULTURAL DESSE ALUNO,A FAMÍLIA E A ESCOLA DEVE CAMINHAR JUNTAS.
IRACEMA RODRIGUES MIRANDA
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
ISTITUTO CONCIÊNCIA-GO
Muito importante esse assunto. É sempre relevante ressaltar o papel da família no processo de desenvolvimento da criança, e mais ainda é necessário chamar a comunidade para participar da vida das crinças. Quando pessamos em AH/SD, equivocadamente pessamos que essas crianças não necessitam da mediaçao do adulto, e pelo contrário, é necessário que o adulto seja um mediador para ampliar ainda mais, ou mesmo auxiliar as habilidades dessas criancas.
ResponderExcluirMayra Gabriela Hernández Leodéssimo
Pós-graduação em Educação Especial
Instituto Consciencia
Ao lermos este "artigo", percebemos o quão importante se faz a relação escola/família. A prática pedagógica nos remete a um trabalho a ser realizado de forma direcionada com intencionalidade e ao mesmo tempo respeitando as limitações de cada educando. Percebemos assim, que infelizmente a inclusão não tem ocorrido de fato nas escolas por não respeitarem e perceberem o educando, enquanto ser único, mas apenas como um grupo de "alunos". Ficamos felizes, em saber que o NAAH/S, realiza de fato este trabalho de inclusão, que nos remete a uma prática bem intencionda e ao mesmo tempo personalizada para cada educando, respeitando as suas necessidades enquanto ser humano e claro formando sempre cidadãos.
ResponderExcluirMaria Luíza Soares dos Santos de Oliveira e
Marília Soares de Oliveira
Pós-graduação em Educação Especial
Instituto Consciência GO e Faculdade Delta
Acredito que toda criança acompanhada pelos pais exibe seu potencial com mais segurança ,pois quando é valorizada tende a crescer expontaneamente para sempre avançar surpreendendo quem as motiva.Sem duvida a familia tem um papel importantissimo para a evoluçao educacional e moral da criança.Adorei a materia e sou uma profissional que acredita na influencia positiva da familia no processo de aprendizagem.Viviane de araujo coelho.Graduanda de Educação Especial.Instituto Consciencia GO.
ResponderExcluirÉ importante que as práticas pedagógicas, como afirma o texto, devem transcender à realidade social e cultural dos alunos AH/ superdotados. E super importante q toda crianca seja acompanhada pelos pais,pois concerteza seu potencial será maior e com mais seguranca, pois assim ela se sentira mais valorizada.O NAAH/S- GO cumpre assim um papel fundamental de apoio às famílias e de articulador entre estas e a escola.Os pais so tem a inclementar na educacao dos filhos,devem sim sempre estar presentes....
ResponderExcluirRoberta de Rezende Borges Rosa
Pós- Graduação em Educação Especial
Instituto Consciencia-GO
Sem dúvida a parceria escola e família faz toda a diferença na aprendizagem de nossa crianças.
ResponderExcluirCristinie Deise Morais
Pos-graduação\ Educação especial
Estamos vivendo um periodo de grandes conquistas na educação. Onde vemos o interre de muitos em busca de uma inclusão mas humana, inteligente e que realmente de resultados satisfatórios. A responsabilidade do sucesso de cada aluno depende não só de profissionais, mas, de pais que tenha um olhar no futuro de seus filhos,pais que encontre tempo,condição e que queiram fazer algo para dar o estimulo que eles necessitam para que seus talentos suas habilidades sejam florescidas.
ResponderExcluirNos profissionais sabemos o quanto somos importante na educação, o quando o governo é importante e o quanto os PAIS são importante, eles são responsaveis em dar continuidade no trabalho feito com cada aluno. E se não temos esse apoio, poucos se sobressaem.
Um exemplo claro é o NAAHS- que depende da aceitação e colaboração do pais para realizar o trabalho...
Que possamos continuar tendo paciência em ver a educação caminhar.Euza Felipe de Castro
O Ludico na aprendizagem de alunos com AH/Sc. horaria 40h
É de suma importância o envolvimento com a Educação que requer uma parceria entre pais , alunos e escola atendendo assim uma expectativa recíproca, destacando uma educação de qualidade, pois a partir disso é que se possa desenvolver papéis diferenciados e atividades que favoreçam aos alunos que apresentem Altas Habilidades/ Supertodação e o NAAH/S vem contribuindo nesta parceria qualificando profissionais e executando atendimento especializados aos alunos.Neste contexto observa-se uma conquista e um olhar diferenciado para o investimento na Educação, uma vez que ainda é pouco divulgado e desconhecido estes trabalhos com os alunos com AH/S.Estaríamos clareando grande possibilidades de uma Educação de Qualidade e Igualdade a esta clientela a qual estaria caminhando lado a lado com a Educação Formal. Marilza Oliveira de Jesus Batista/ O Lúdico na aprendizagem de alunos com AH/S . C.H 40h
ResponderExcluirO texto nos mostra a importância das práticas pedagogicas e a parceria família/escola que é fundamental no aprendizado da criança.O auxílio dos pais ao aluno pode ser importante, determinante do sucesso escolar.Esta parceria tem um efeito significativo p/o aluno, a família e a escola formam uma equipe.È fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios bem como a mesma direção que desejam atingir.O aluno tem que sentir uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.O NAAHS vem contribuindo muito nesta parceria qualificando profissionais e dando atendimento educacional especializado para esses alunos. Vânia Margarida Silva Benevides/ O Ludíco na aprendizagem de alunos com AH/S. C.H. 40h.
ResponderExcluiro naahs vem contribuindo nos esclarecimentos junto aos profissionais, a escolas e a outros orgãos que dão suporte no enriquecimento dos alunos talentosos assim como o principal apoio familiar dos mesmos, direcionando fazendo com que esses talentos sejam acrecidos de uma forma que os desenvolvam de maneira saudavel, para si mesmo e para a sociedade.
ResponderExcluiro papel da familia, e estar sempre acompanhando o desenvolvimento do filho, motivando, dando suportes para que o mesmo cresça em suas buscas de enriquecimentos nos aprendizados academicos.,A escola de facilitadora, enriquecedora, e o NAAHS, como a esclarecedora a preparadora das familias, dos profissionais e do proprio aluno no desempenho de seus talentos,fazendo com que o mesmo se acredite e seja acreditado perante a sociedade com resultados os quais temos presenciado.parabens NAAHS.
ResponderExcluirEste artigo é bastante interessante pois específica a competência do NAAH/S em subsidiar familia/escola/comunidade para que, agindo conjuntamente, contribuam no desenvolvimento das crianças que apresentam AH/SD.
ResponderExcluirAzélia Maria Martins Amaral/ O lúdico na aprendizagem de alunos com AH?SD. C.H 40 h
Parabéns à equipe do NAAHS pelo suporte socio-educativo-emocional oferecido aos educandos AH/SD, aos seus familiares, comunidade e para nós, educadores da rede pública, nos capacitando, para uma melhor competência profissional, que com certeza, resultará em desenvolvimento das potencialidades de cada educando e também dos outros profissionais das escolas que assistimos. Elvia Madalena Coelho/ O lúdico na aprendizagem de alunos com Ah/SD
ResponderExcluirAcredito que educar é uma tarefa difícil e que exige compromisso e envolvimento familiar: tempo para conhecer e entender os filhos, seja criança ou adolescente, saber como pensam, como interagem com o mundo são atos que contribuem para aflorar a capacidade de raciocínio deles, sugerindo uma reflexão, os proporcionando autonomia. A família é o alicerce na educação de seus filhos, e deve caminhar junto com a escola visando melhor desempenho acadêmico, pessoal e social de cada aluno em sua especificidade.
ResponderExcluirFLÁVIA STIVAL NOGUEIRA
Atendimento Educacional Especializado para Alunos com AH/S (40h) - QUARTA - NOTURNO
O texto é muito importante, porque nos mostra o quanto o NAAH/S vem contribuindo no atendimento especializada aos alunos que apresentam Altas Habilidades/Superdotação, oferecendo cursos de capacitação para professores, subsidiando recursos as famílias.Porque as famílias é uma peça importante no desenvolvimento dos filhos.Gostei muito quando Freeman disse;"bons pais e mães podem encrementar o potencial de seus filhos e filhas."
ResponderExcluirDivina Eterna Nunes da Silva/O Ludico na apredizagem de alunos com AH/S.C.H.40H.
Considero primordial a dimensão inclusiva que o texto traz. Para as pessoas com AH/SD é importante que se sintam incluídas nos ambientes familiar, escolar e social (espaços que podem contribuir muito para o seu desenvolvimento). O NAAH'S imprime papel importante no trabalho de acompanhamento e orientação delas e de suas famílias, professores, profissionais, etc. Considero relevante esse trabalho, as formações e toda produção.
ResponderExcluirNoemi de Assis Camargos
Curso NAAH'S - 40hs (noturno)
O texto ressalta o quanto família/escola estão interligadas e uma é o complemento necessário para outra. Quando o aluno encontra apoio necessário e estímulo para desenvolver suas habilidades,torna-se um indivíduo capaz e com um olhar diferenciado sobre os processos de ensino e aprendizagem.
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